terça-feira, 20 de setembro de 2011

O sofrimento.

É necessário sofrer? Qual vantagem terá com o sofrimento? A maioria das pessoas imaginam que a melhor forma de se viver bem é tendo bons momentos e limitando a vida de todas as formas do sofrer, sim, porque o sofrer causa dor, desanimo e frustração. Quem nunca se lamentou por algo acontecido? Quem nunca insistiu que a vida deveria ter transcorrido de outra forma e que de alguma forma a vida deveria ter oferecido mais sorte no caminhar?
Segundo Nietzsche, devemos tirar proveito desses momentos. Ele afirmou que, todo sofrimento se torna válido no caminho para o sucesso, se esse sofrimento for reciclado como um aprendizado. Para Nietzsche, não existe um caminho retilíneo para o topo, haverá momentos de desencontros (como o alpinista ao subir uma montanha), porém, devemos estar preparados para a superação. Não é apenas sofrer por sofrer, o sofrimento deve ser visto com um obstáculo a ser superado no caminho para o sucesso, sendo que, os objetivos mais difíceis exigem um sacrifício ainda maior, mais no final, o resultado positivo dará muito mais significado ao alcançado (a contemplação do topo).


Nesses últimos dias tenho me sentido cansado e desanimado. Sei o que devo fazer. Sei que preciso ser ainda mais forte, mais competente. Estou no meio da montanha, olho para cima e vejo onde quero estar. Tudo depende de um esforço, de uma dedicação um pouco maior para que venha a contemplação... Vamos subir sem olhar para baixo.








5 comentários:

  1. Sua reflexão fez-me lembrar dessa frase:
    É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.
    Theodore Roosevelt

    Há pessoas que estão predestinadas a chegarem no topo, você é sem dúvida uma delas. Não por ser destino, mas porque você planeja bem seu futuro, que acaba por determinar uma trajetoria, assim como dizem os arabes: _ MAKTUB!

    ResponderExcluir
  2. Madson,

    Gostei tanto desse texto....conseguiu me descrever em alguns momentos.

    Também tenho me sentido no meio da montanha e, por vezes, parece faltar força até pra olhar pra cima...

    É difícil, mas é a vida né? Essa montanha-russa cotidiana... E ainda bem que é uma montanha-russa, pq, ao descer, teremos a certeza de que daqui a pouquinho estaremos no topo novamente!!!

    Abraços e sucesso!

    Jahm

    ResponderExcluir
  3. Valeu Jahm,pois é... Apesar de todo esforço na subida tudo tem valido a pena. Somos muito mais fortes do que pensamos...

    ResponderExcluir
  4. Embora eu não goste de sofrer, acredito que eu sofrimento nos traz lições de vida valiosas, mas para isso é preciso estar atento. O modo como encaramos o sofrimento é que poder bom (ou não), não o sofrimento em si.
    Nunca mais li Nietzsche! Mas adoro!
    Estou num momento difícil, eu diria que ainda na base da montanha, e sua postagem foi de grande ajuda. Grata! De algum modo, até hoje vc sempre disse o que preciso "ouvir".

    ResponderExcluir
  5. E então chegou... Consegui alcançar meu primeiro topo de muitos que ainda estão por vir. Quando escrevi esse texto estava me preparando para a seleção de mestrado, foram momentos difíceis, de dor e sacrifício, mas meu objetivo foi conquistado, felizmente venci!!! Obrigado meu bom Deus, a Glória é Sua.

    ResponderExcluir